Ingredientes
1 coco grande (aproximadamente 1 Kg)
1Kg de açúcar refinado
2 copos de água natural (não pode ser gelada)
Modo de fazer
Limpe o coco e bata-o no liquidificador com 2 copos de água (tipo requeijão).
Esprema o coco com a ajuda de uma peneira para separar o caldo do coco. Esprema bem o coco com a mão e coloque-o na vasilha que já vão ficar as balas.
Escolha uma panela de mais ou menos 35 cm de diâmetro e que seja com bordas altas.
Coloque o caldo do coco (tem que sobrar 2 copos do leite do coco) em uma panela e misture com 1Kg de açúcar. Mexa bem até derreter o açúcar. Ligue o fogo (médio). A partir de agora não pode mais mexer a panela. O caldo vai ferver entre 20-30 min. O ponto da bala se dá quando já estiver reduzido e a fervura estiver mais amarelada e grossa. Pegue um pouco do caldo e coloque em uma xícara com água natural. Tem que ficar firme, em ponto de bala.
Prepare a pedra. Deixa-a limpa e passe manteiga ou margarina (preferencialmente sem sal). Quando a bala estiver no ponto, apague o fogo e despeje sobre a pedra. Conforme a bala for esfriando as laterais, vá dobrando a bala. Dobre até que a bala pare de escorrer e já estiver com uma temperatura que de para pegar. Quando isso acontecer, comece a puxar a bala. Estique-a até que ela fique bem branquinha e brilhante. Estique a bala e corte-a com a ajuda de uma tesoura. Passe as mãos com manteiga sobre cada bala e jogue-as no coco. Deixe por uma hora fora da geladeira. Depois disso, coloque-a na geladeira e deixe por mais 2 horas. Esta pronta.
A bala de coco de festa é feita com o mesmo processo, porém não a coloque no coco. Corte-a, passe manteiga sem sal (pouco) e deixe de repouso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário