Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Gohan ou Arroz Japonês



Gohan nada mais é que aquele arroz grudado e totalmente sem tempero da culinária japonesa e asiática em geral. Eu morei nas Filipinas e demorei a entender porque eles não colocam nenhum tempero no arroz. Simples! Todo tempero da comida vem nos molhos, dentre eles o shoyo reduzido, que eles sempre servem com os pratos.
O fato é que o arroz é a base da culinária japonesa e asiática. Cansei de ver sacos de 20 quilos nos supermercados, sem contar as diversas variedades de arroz. O arroz japonês é diferente do arroz brasileiro, o “agulhinha”. Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que precisa ser plantada em charcos, com muita água. Há dois tipos de nihon mai: um de grãos curtos e arredondados, e outro de grãos mais longos (chamado de “catete”, parecido com o “agulhinha” só que mais curto). Nas Filipinas e na Suíça (onde moro no momento), compro o arroz Jasmine, de origem Tailandesa, mais parecido com o agulhinha do Brasil. Mas se colocarmos muita água e nenhum tempero, fica igual ao japonês: uma cola! Hehehehehehh!

Hoje em dia o jeito mais fácil e prático de preparar o arroz japonês é com as denki nabe – panelas elétricas para cozinhar arroz. A denki nabe é ítem obrigatório em todas as casas do continente Ásiatico. Ela está chegando aos poucos nas casas dos brasileiros. Conheço várias pessoas que as já possui. Ai é só comprar o arroz nas casas de produto asiático e seguir as instruções do fabricante da panela. A panela tabém serve pra fazer nosso arroz de todo dia, mas nós colocamos tempero e nosso arroz fica soltinho.
Quem não come arroz japonês todos os dias pode cozinhá-lo do modo tradicional, numa panela comum com bordas altas mesmo, para que a água não transborde.
O arroz japonês vai menos água que o nosso. A quantidade de água é uma medida de água para dois terços da mesma medida de água. Use água filtrada e fervida ou água mineral. Lave bem o arroz, escorra e coloque na panela, sem tempero, sem óleo. Cozinhe em fogo alto com a panela semi-tampada por 9 a 10 minutos (o “ponto” é quando o arroz tiver crescido e a água já não for mais visível na parte de cima do arroz, mesmo que haja bolhas e vapor). Diminua para fogo baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Desligue o fogo, mantenha a panela tampada e deixe o vapor terminar o cozimento do arroz.

A quantidade de água para cozinhar o arroz muda conforme a quantidade de arroz a ser cozido.
·       Para 2 copos de arroz, use 1 copo e 2/3 de água. O tempo médio de cozimento sobe para cerca de 15 minutos.
·       Para 3 copos de arroz, use 2 copos e meio de água. O tempo médio de cozimento sobe para cerca de 17 minutos.
·       Para 4 copos de arroz, use 3 copo e 1/3 de água. O tempo médio de cozimento sobe para cerca de 20 minutos.


Faça a quantidade desejada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário