Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Missoshiru ou Miso Soup


Rápida e fácil de fazer, esta sopa japonesa, à base de pasta de soja é o acompanhamento básico para a maioria das refeições do Japão, por ser leve, saborosa e saudável. Para nós brasileiros é uma excelente maneira de consumir a soja e obter os benefícios deste alimento.
Pertencente a família das leguminosas secas, como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, a soja destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, a soja contém uma classe de fito-hormônios chamada de Isoflavonas ou Isoflavonóides.
Estudos indicam que tais substâncias atuam como elemento antioxidante reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue, e conseqüentemente diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Uma boa notícia para as mulheres é que as Isoflavonas contidas na soja exercem uma forte atividade hormonal equilibrando as quantidades do hormônio Estrógeno, presente no organismo feminino, podendo amenizar os sintomas da menopausa.
Além disso, a soja também atua muito bem na saúde óssea. Comparada a proteína animal, a proteína presente na soja diminui a quantidade de cálcio perdido na urina.
Então vamos consumir mais soja galera! Heheheheh! Eu particularmente não gosto de suco, carne e iogurtes de soja. Acho muito ruim. O missoshiro foi a maneira mais gostosa que encontrei. Então vamos à receita!


Ingredientes

- 1 e ½ litro de água
- 2 colheres de sopa de 
missô , rasas (pasta de soja)
- ½ envelope de 
hondashi (tempero em pó, a base de peixe) ou uma colher de café bem rasa
- 1 colher de wakame seca
- ½ tôfu (queijo de soja)
- 3 talos de cebolinha branca japonesa


Modo de Preparo

Coloque a água para ferver. Assim que ferver, abaixe o fogo e misture o hondashi. Numa travessa separada hidrate as algas (wakame) por alguns minutos e reserve. Coloque o missô e misture delicadamente até que a pasta dissolva e se integre completamente ao caldo. Acrescente o tôfu cortado em cubinhos e as algas hidratada. Aumente o fogo e espere levantar fervura novamente (poucos minutos, cuide para não deixar subir e vazar). Salpique a cebolinha e está pronto para servir.


Observação: esta receita rende 4 porções.

Dicas:
a) Existem vários tipos e marcas de missô, é somente uma questão de preferência. Os do tipo vermelho, mais escuro, são mais salgadas e os do tipo branco, mais claro, têm tempero suave;





b) O hondashi é um tempero pronto e que você pode dosar segundo sua preferência também. Caso não aprecie o sabor de peixe, pode até excluí-lo da sua preparação.




c) Escolha uma boa qualidade de tôfu. Eu que já comi tôfu em pais Asiático garanto: os vendidos no Brasil são amargos. Então, procure um que melhor se adapte ao seu paladar. O wakame, pra mim, é o ingrediente que não pode faltar numa miso soup.




Nenhum comentário:

Postar um comentário