Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Riso de Camarão


Riso nada mais é do que arroz em italiano! Ai logo pensamos no risoto. Risoto em italiano significa sopa seca. Entretanto, preparar um risoto não é uma tarefa tão simples assim. Na receita tradicional não pode faltar o azeite misturado com um pouco de manteiga, cebola bem picada, arroz sem lavar dos tipos Arbório, Carnaroli ou Vialone Nano, uma dose de álcool (pode ser vinho branco ou uísque), um bom caldo de carne com legumes natural (aquele feito por você e jamais utilizando um caldo pronto, desses comprado no supermercado) e, dependendo do sabor do risoto, o queijo. Não lavar o arroz também é fundamental, pois é o amido do arroz que garante a cremosidade do risoto. O arroz também deve ser cozido lentamente, mais ou menos 20-30 minutos, exatamente para soltar o amido. 

Afff! Quantos detalhes! Para nós brasileiros realmente não é muito fácil fazer um risoto, mesmo porque não temos costume de comer essas qualidades de arroz. Nós consumimos o arroz Agulhinha, um arroz mais macio, que não fica meio cru no meio, como os arrozes citados acima. O nosso arroz possui menos amido também e sempre que o misturamos com alguma coisa durante o cozimento, corremos o risco de ficar empapado. Muita gente erra na quantidade de água. Ai fica aquela papa e não fica cremoso. Ah! Quantas galinhadas papas já comi!

O riso é uma opção fácil de fazer e, garanto, não fica papa e fica bem próximo de um risoto chique! Então vamos a receita!

Só mais uma coisa, dá pra aproveitar aquele arroz de ontem, sabe?! Heheheheh!

Observação: receita dada para duas pessoas. Aumente a receita proporcionalmente ao número de pessoas que quiser.


Ingredientes

- 20 camarões médios (de mais ou menos 8 cm) limpos e escorridos (após lavar os camarões, coloque-os num escorredor pra sair toda água e não os tempere)
- 2 tomates grandes pelados (aquele de lata) com o caldo que vem, picados em 4 partes cada.
- Azeite, alho e cebola para refogar os camarões
- Sal, pimenta do reino,  limão, salsa e cebolinha desidratadas para temperar
- 2 xícaras de chá de arroz pronto.
- 1/2 xícara de chá de mix de legumes naturais congelados (eu utilizei cenoura, brócolis e vagem). Pode usar legumes frescos também, mas ai de uma pré cozida antes. 
- 1 colher de manteiga


Modo de Preparo

Numa frigideira grande (não faça numa panela de bordas altas, não fica bom), refogue o azeite com alho e cebola picada. Deixe a frigideira esquentar bem. Coloque os camarões limpos e frite-os por três minutos, apenas. Se a frigideira não estiver muito quente, o camarão soltará água e vai ficar borrachudo. Acrescente os legumes e logo em seguida, os tomates pelados picados e com o caldo que vem. Deixe aquecer tudo por um minuto e, somente aqui, tempere com sal, pimenta, umas gotinhas de limão, salsa e cebolinha desidratadas, a gosto. Adicione o arroz pronto e a manteiga (esta serve para dar brilho ao riso). Mexa bem para que todo arroz pegue a cor do tomate. Desligue o fogo e sirva em seguida. Sirva em dois pratos individuais e salpique mais um pouco de ervas desidratadas (salsa e cebolinha) para enfeitar o prato. 

Mais um detalhe: não coloque muito sal, pois o mesmo tira o gosto do camarão. Queijo: pra mim, e para muitos italianos, camarão não combina com queijo, então não coloco queijo no meio. Mas se você não abre mão, misture queijo de sua preferencia no final, mas ai tome mais cuidado ainda com o sal. Bona apetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário